Oi, meninas!
O assunto de hoje é sério!
Estamos no Outubro Rosa, um movimeno mundial movimento mundial de mobilização pela conscientização da detecção precoce do câncer de mama. O Outubro Rosa chegou ao Brasil em 2008 por iniciativa da FEMAMA Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama.
A cor Rosa se refere a cor da fita que alerta para o câncer de mama, no mundo todo!
O Outubro Rosa prevê atividades ao longo de todo mês, em várias cidades do país, onde destaca-se a iluminação de prédios e monumentos históricos na cor rosa, como o Cristo Redentor e o Santuário Nossa Senhora da Penha, no Rio de Janeiro.
Em Brasília, além da iluminação inédita do Congresso Nacional, a programação do Outubro Rosa contou com uma palestra, na manhã do dia 6 de outubro, na Câmara dos Deputados, aberta a funcionários, congressistas e à comunidade em geral. Na oportunidade, a presidente da FEMAMA, a médica mastologista Maira Caleffi falou sobre a importância do acesso ao diagnóstico precoce e da agilidade no tratamento, pois se o câncer de mama for descoberto no início, pode ter até 95% de chances de cura. Além disso, foi apresentado o cenário atual da problemática da doença no Brasil e as ações globais e locais das 51 Associadas da federação.
Neste ano, a Campanha Nacional do Outubro Rosa é dirigida não só às mulheres, mas também às pessoas com quem elas convivem, visando conscientizar sobre a importância da detecção precoce da doença. O movimento, nacional e mundial, acontece paralelamente em diversos estados brasileiros e em outros países. O Outubro Rosa iniciou nos EUA, na Califórnia, em 1997
A edição 2011 do Outubro Rosa, a FEMAMA lança a campanha “Faça por mim”, criada voluntariamente pela G2 Brasil para o movimento. A campanha tem como foco a detecção precoce da doença e é dirigida às mulheres e às pessoas que convivem com elas. A proposta da FEMAMA é envolver toda a comunidade em torno não só do entendimento acerca da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, mas, também - e principalmente - incentivar as mulheres a terem uma atitude em relação a isso. “O exame de mamografia detecta com grande margem de segurança um tumor no seio antes que se possa sentir o nódulo e, se realizado na fase inicial da doença, aumenta em aproximadamente 95% as chances de cura”, explica Maira Caleffi.
Com o conceito “Mamografia. Se não fizer por você, faça por mim”, a campanha tem como principal meta romper mitos e barreiras em relação à mamografia. Para alcançar esse objetivo, a G2 Brasil criou filmes que serão veiculados nas principais emissoras de rádio e TV, anúncios que circularão em publicações nacionais, além de peças gráficas– banner, folhetos, faixas – e para web. “Pensamos numa campanha que mobilizasse todas as pessoas que amam e fazem parte da vida das mulheres. A ideia é deixar claro que podemos fazer tudo por nossas mães, irmãs, esposas e amigas, mas que só elas podem fazer algo em benefício próprio e também por nós, a mamografia”, afirma Sérgio Brandão, CEO e presidente da G2 Brasil. De acordo com Cristiane Albano, diretora de Criação da agência, o objetivo da comunicação é mostrar que a família e os amigos estão ao lado dessa mulher e eles são o apelo perfeito para que ela não tenha medo e faça a mamografia.
Então, meninas, convido a todas vocês a se juntarem comigo nessa luta contra o câncer.
Divulgue, faça o auto exame, faça a mamografia, incentive outras mulheres!
Quer saber um pouco mais sobre a história do Outubro Rosa? Clique aqui!
Valeu! Conto com vocês!
Beijos