Faxina de final de ano: 4ª parte!
Oi, gente!
Depois de limparmos nossos guarda roupas, tirar objetos quebrados, obsoletos, e nada a ver, chegamos ao momento de organizarmos nosso escritório e/ou papelada.
Já deu uma olhada na sua própria bolsa? Se você for como eu, vai encontrar nela desde listas de compras que já foram feitas, papel de bala até notas fiscais importantes!
Se a bolsa anda assim, imagina a sua casa?
Agora é uma tarefa também não tão simples, porque as coisas vão acumulando, justamente porque não temos tempo para avaliarmos quais papéis são importantes e quais não são, e, na dúvida, a gente acaba “guardando” tudo. Guardar é modo de falar, porque na verdade a gente vai juntando os papéis sem distinguir ou algum tipo de classificação. Para um dia qualquer (que nunca chega) você separá-los e organizá-los.
Então esse tem que ser feito com muita calma mesmo, para não correr o risco de jogar fora o que não pode. E acredite: no cansaço isso acontece!
Primeiro passo é separar tudo o que você pode jogar fora: rascunhos, panfletos, propagandas, extratos bancários, papéis em duplicidade. Aquela cópia de documentos que você deixa disponível, e já está com comprovante de votação antigo…
Separe também, livretos, cadernetas que foram completas e, cujas informações não sejam mais importantes. Convites antigos (separe os que tem valor sentimental, claro).
A princípio contas, segundas vias, comprovantes de pagamento, receituários, contra cheques… Separe-os e aguarde para organização.
Se você for estudante, ou mãe de um, ou concurseiro… verifique os livros, cadernos e afins.
Geralmente em fase escolar, os cadernos (lógico, se o caderno for organizado e completinho) de um ano podem servir como fonte de pesquisa para o ano seguinte. Porque geralmente um aprendizado necessita da base feita no ano anterior. Nesta caso, se o caderno valer a pena, guarde esse. Os outros não servem mais. Não adianta! Só ocupam espaço e chamam traças para sua casa.
Aí você tem dó de jogar o caderno do primeiro ano do seu filho. Aquele que o próprio filho não quem mais lembrar? Digitalize-o e jogue fora o caderno. Faça o mesmo com os desenhos, cartões e cartinhas que seu filho te mandava quando era pequeno.
Quantos aos livros didáticos, se estiverem em boas condições, você pode vendê-los ou trocar por novos no próximo ano. Mas se seu filho não é dos mais cuidadosos, desfaça-se dele! Pesquisas podem ser feitas pela internet a qualquer momento.
E qual a diferença do caderno para o livro? No caderno a gente pode alcançar o raciocínio que tivemos para resolvermos tal questão… Relembra o raciocínio, daí a importância dele.
Se você é concurseiro, como eu, revire suas apostilas e jogue fora tudo que for desatualizado e não valha mais a pena pegar atualizações pela net. Porque um ano, dois, às vezes três, você pode até fazer isso, mas chega um tempo em que se tem mais atualizações impressas válidas, do que naquele livro que ocupa espaço na sua estante. As apostilas são ainda piores, perdem a “atualidade”muito rápido. Não adianta ocupar seu espaço aí.
O mesmo vale para os cadernos nos quais você fez anotações de leis que já não existem mais, ou que já tiveram tantas mudanças que os seus rascunhos s[o te fazem confundir mais ainda.
Desapega!!!!!
Ah! Aproveita e dá uma checada nos cds, dvds e outras mídias. Se estiveram arranhadas: lixo. Se não gostar mais: doação ou venda. Se estiverem boas: organize.
Sobre os papéis que devem ser guardados: separe-os por categorias, da melhor forma para você. Cada um tem um mecanismo que melhor te atenda, mesmo porque todo mundo tem uma vida diferente da do outro.
Eu gosto de separar mais ou menos assim: exames e receituários médicos (esses por ordem cronológica, sem separação de ano, porque nem são tantos assim), Contas pagas (anual), Notas fiscais e manuais (anual), Contra cheques (anual). Mantenho também uma pasta separado dos alunos de cada curso técnico em que sou tutora (agora são dois cursos), etc.
O pessoal fica em uma pasta sanfonada, com exceção dos documentos profissionais e pessoais que mantenho em uma pasta catálogo (certidão de nascimento, diploma, certificados, contratos, declarações de experiência, contagem de tempo…)
Os documentos de tutoria ficam em uma pasta catálogo e pastas comuns com elástico.
O bacana depois desta organização, é ainda, a possibilidade de digitalizar muitos destes documentos, sobretudo aqueles que você guarda porque pode vir a precisar. Digitalize e jogue fora os impressos.
Aliás, comece a solicitar suas contas somente virtualmente. Menos papel, mais árvores!
Outro ponto: canetas e outras escritas! Passe não só pelo seu escritório mas pela casa toda, e teste todas as canetas, lapiseiras, hidrocores… O que não prestar, jogue fora! Borrachas também costumam ressecar e não servem mais. Joga fora! Faxina geral!!
Espero que tenham gostado de mais uma etapa da nossa faxina!
Até o próximo post!
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